terça-feira, 19 de outubro de 2010

- Células-tronco x Religião


Tem-se discutido muito no Brasil e no mundo em particular a viabilidade e a moralidade acerca do uso de células-tronco para a cura de doenças, entretanto a discursão é permeada de grande desinformação. A igreja é vista como uma instituição que  quer impedir o avanço da ciência. É importante ressaltar que as células tronco são aquelas que possuem a capacidade de se converterem em células de outros tipos sendo assim consideradas pluripotentes e que caracteriza-se pela origem embrionárias(extraída de um embrião)e adulta(extraída do cordão umbilical e da medula óssea).

Quando ocorre a fecundação, surge uma nova célula com riqueza genética (46 cromossomos) denominada de ovo ou zigoto. Então de acordo com a ciência e não com a teologia ou com a religião,a  vida humana tem início na fecundação. E por esse motivo que a igreja condena a utilização de células embrionárias,uma vez que esse método significa decretar a morte de pessoas humanas em fase inicial de vida,visto que resulta no aniquilamento do embrião. Além disso,outro fator determinante para essa postura da igreja é que fundamentos científicos revelam que os resultados com essas células não são muitos animadores,pelo contrário,as conseqüências são tumores e a rejeição dessas células pelo organismo,já as células adultas efetivamente apresentam os melhores resultados e prometem ser algo revolucionário no âmbito do tratamento médico e na cura de doenças.A igreja não visa impedir o avanço das pesquisas científicas, mas entende que a ciência não é absoluta.

Por outro lado especialistas acreditam que seria eticamente aceitável a destruição do embrião, levando em conta que embriões que não são mais desejados pelos seus genitores e iriam permanecer congelados, ajudaria a ciência na descoberta da cura de várias doenças e incapacidades atualmente incuráveis. Somente quem tem parentes ou amigos sofrendo de patologias irreversíveis sabe o sofrimento que esta situação acarreta.Ainda afirmam que o  potencial de desenvolvimento de linhagens celulares é maior com células embrionárias,a boa notícia e que pesquisadores já estão estudando a possibilidade de extrair células-tronco sem destruir o blastócito.

Em suma existindo a possibilidade do uso de células adultas seria o mais indicado no auxilio ao tratamento das enfermidades, caso contrário restaria a clonagem do embrião, o que não significaria um aborto.

Citação: ”A medida da ciência é a promoção da pessoa humana em todas as fases da vida” Papa Paulo VI
Publicado por: Ricardino Lassadier Rodrigues de Souza (especialista em filosofia e teologia)




  Postado por: Vanessa Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário