segunda-feira, 18 de outubro de 2010

- Primeiros testes clínicos com células troncos começam a ser feitos em São Paulo: protocolo é semelhante ao usado em seres humanos.


A promessa terapêutica das células-troncos começa a ser testada em animais de estimação no Brasil,assim como nos experimentos clínicos humanos, uma série de dúvidas e preocupações. Um projeto pioneiro de uma empresa de biotecnologia e um hospital veterinário de São Paulo começaram em agosto de 2010, a selecionar cães e gatos para testes clínicos com células troncos adultas.
A meta inicial é escolher 40 animais portadores de cardiopatias e 40 com insuficiência renal para os primeiros experimentos. O primeiro e único animal a receber injeções de células troncos dentro do projeto ate agora foi um vira lata chamado Nego, portador de aplasia medular ou “doença do carrapato”, condição em que um parasita transmitido por carrapatos compromete a produção de células sanguíneas na medula óssea.
Há três meses ele faz transfusões de sangue para viver. Quando recebeu a primeira injeção de células-tronco, há uma semana, sua contagem de leucócitos era 700 (o mínimo seria 6 mil). Três dias depois, subiu para 1,5 mil. "É um bom sinal, mas precisamos de pelo menos 30 dias de avaliação", diz Marcondes veterinário e diretor clínico do hospital veterinário Sena Madureira.




Postado por: Samila Andrade Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário