sábado, 16 de outubro de 2010

- Entenda o que são CÉLULAS TRONCO

Entre as cerca de 75 trilhões de células existentes no homem adulto (organismos pluricelulares), são encontrados em torno de 200 tipos celulares distintos. Todos eles derivam de células precursoras, denominadas "Células Tronco" ou também chamadas de "células-mãe".

As Células Tronco são capazes de se dividir e transformar em qualquer outro tipo de célula, um verdadeiro 'coringa' do organismo. Há dois tipos encontrados naturalmente: as células tronco embrionárias, que como o próprio nome diz, vêm do embriaão; e as adultas, encontadas principalmente na medula óssea e no cordão umbilical. No final de 2007, cientistas conseguiram obter em laboratório um terceiro tipo, as células pluripotentes induzidas (ou iPS na sigla em inglês), que podem, no futuro, substituir as células embrionárias na pesquisa.

TIPOS

Embrionárias: São derivadas da massa de células internas do embrião quando ele está no estágio conhecido como blastócito, de quatro a cinco dias após a fecundação.
Essas células são chamadas de pluripotentes, o que signifca que elas são capazes de se transformar em qualquer tipo de célula adulta, de neurônio a pele.

Adulta: São encontradas no organismo desenvolvido, e podem se dividir e gerar tanto uma nova célula idêntica quanto outra mais diferenciada, usada para regenerar tecidos danificados e células mortas. Menos versáteis que as células-tronco embrionárias, elas, no entanto, não causam polêmica porque sua obtenção não depende de embriões. É possível encontrar esse tipo de célula em diversos tecidos, como a medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta, e outros.

Induzidas ou iPS: Em novembro de 2007, dois grupos separados de cientistas anunciaram a "fabricação" de células-tronco a partir da pele humana. Com a ajuda de quatro genes injetados por vírus, os pesquisadores conseguiram fazer células da pele (ou fibroblastos) reverterem para o estágio de célula-tronco. Na teoria, essas células poderiam, no futuro, substituir as embrionárias.

APLICAÇÕES

-Cérebro: regeneração de neurônios perdidos pelo mal de Parkison e o mal de Alzheimer, entre outros problemas neurológicos.

-Ossos: cicatrização de fraturas e tratamento da osteoporose.

-Pâncreas: recuperação da produção de insulina, curando a diabetes.

-Coluna: tratamento de lesões na coluna, recuperando pacientes paraplégicos, e também da esclerose lateral amoiotrófica.

-Órgãos sexuais: tratamento contra infertilidade para casais que não conseguiram engravidar.

-Coração: recuperação de áreas infartadas e tratamentos de insuficiência cardíaca.

-Olhos: recuperação da visão em idosos e pessoas com problemas na retina.

Referência:http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL583338-5598,00.html 29/05/08 - 19h06 - Atualizado em 01/12/08 - 18h01 




Publicado por : Phydel P.Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário