domingo, 17 de outubro de 2010

-Primeiro teste com Humanos

12/10/2010 Jornal Nacional: notícia sobre o primeiro teste com células tronco em humanos e uma breve explanação sobre o tema.



Um grupo de médicos americanos iniciou os primeiros testes clínicos com células-tronco embrionárias no tratamento de um paciente com lesões na medula espinhal. A técnica envolve a retirada de células de minúsculos embriões humanos, que têm o potencial de se converter em diferentes tipos de células do corpo, inclusive no sistema nervoso. A cada ano mais de 12 mil pessoas sofrem lesões na coluna nos EUA. 

A empresa responsável pelos testes, Geron Corporation, defende que a técnica pode no futuro ajudar a regenerar células nervosas em pacientes com paralisia. As células-tronco utilizadas pela Geron são provenientes de embriões humanos descartados em tratamentos de fertilidade. O material foi manipulado para que possam ser produzidos precursores de certos tipos de células nervosas. A esperança é que estas células viajem para o local de uma lesão recente na espinha e emitam compostos que ajudem os nervos danificados da medula a se regenerarem. Atualmente, o governo americano trava uma batalha legal sobre o estudo com células-tronco embrionárias. Algumas correntes são contra e equiparam as pesquisas ao aborto, pois embriões com alguns dias de existência são destruídos para obter as linhagens de células-tronco.

Na última queda de braço sobre o assunto, uma corte de apelações dos Estados Unidos deu ao governo do presidente Barack Obama permissão para suspender uma proibição sobre o financiamento federal das pesquisas - restrição criada em 2001 pelo então presidente George W. Bush. 





Publicado por: Mateus Silva Santos Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário