terça-feira, 19 de outubro de 2010

- Os estudos que tratam do uso de células-tronco adultas na medicina estética caminham a passos largos.


Confira os avanços da pesquisa que indicam a mais nova arma no combate do envelhecimento:
 

O assunto está causando o maior alvoroço na comunidade médica, tanta animação tem fundamento e aumentou depois que cientistas da Faculdade de Medicina (RS) apresentaram um estudo sobre o uso clínico das células-tronco  adultas para disfarçar os inevitáveis sinais do tempo. A pesquisa promete uma era em diversas especialidades, dentre ela a cirurgia plástica reparadora.  

A salvação pode vir da gordura aspirada durante a lipoaspiração, pois ela possui em seu interior um grande número de tais células. No experimento, elas foram isoladas e reinjetadas em pacientes com lipodistrofia, patologia caracterizada por uma  alteração no depósito ou na distribuição de gordura em alguma região do corpo. 

As perspectivas são animadoras e o resultado final semelhante a um enxerto ou a um preenchimento, mas com material retirado do próprio paciente. A vantagem  é que na técnica convencional ocorre atrofia e há necessidade de várias reaplicações. Com a nova terapia, o material não é  reabsorvido pelo organismo e as células injetadas parecem estar em proliferação, corrigindo gradativamente a lipodistrofia.
O uso de uma substância natural, não alergênica e que, além de tudo, seja autorremovável e o sonho de consumo tanto para pacientes como para profissionais de saúde. No caso da cirurgia plástica estética, a principal indicação é para os locais onde há perda de massa na face, por exemplo, ocorre mudanças da distribuição de volume com a idade. O uso de substâncias  preenchedoras ou para repor volume pode corrigir essas alterações, e o novo caminho aponta para as células-tronco.

O método pode significar um novo caminho para tratar celulite, estrias e até determinadas cicatrizes. As pesquisas estão em fase experimental e cautelas nunca é demais.

 

Publicado por: Marta Vieira Santos.

Um comentário: