07 de Outubro de 2010.
Pesquisadores do Centro de Terapias Celulares do Hospital São Rafael, em Salvador (BA), em parceria com a Fiocruz, vão começar, este mês, os primeiros testes com células-tronco em pacientes paraplégicos. A pesquisa é desenvolvida em um hospital de Salvador , onde está um dos mais modernos centros de terapia celular da America Latina.
Testes já foram feitos em cães e gatos, todos tiveram melhora.
Agora, os cientistas da Fundação Osvaldo Cruz começam a realizar o mesmo tratamento em 20 pessoas com paralisia. As células-tronco mesenquimais são retiradas do osso do quadril do próprio paciente, separada e enriquecida numa solução de hormônios e vitaminas. Na encubadora, em condições especiais de temperatura e umidade, as células-tronco mesenquimais se multiplicam. Elas são mantidas por até um mês. É este processo que oferece aos cientistas a quantidade de células-tronco que eles necessitam para a pesquisa.
A primeira cirurgia deve ser realizada ainda este mês. Depois de operados ,os pacientes vão fazer fisioterapia durante seis meses e serão acompanhados pela equipe nos próximos dois anos.
Publicado por: Odinéia Costa Freire de Paula
que bom... A Bahia ta caminhando pr uma coisa maravilhosa ne... pelo bem da ciência e da Humanidade...
ResponderExcluirbjuuuus