segunda-feira, 18 de outubro de 2010

- Testes com Células tronco em pacientes Paraplégicos vão começar, em Salvador


07 de Outubro de 2010.

Pesquisadores do Centro de Terapias Celulares do Hospital São Rafael, em Salvador (BA), em parceria com a Fiocruz, vão começar, este mês, os primeiros testes com células-tronco em pacientes paraplégicos. A pesquisa é desenvolvida em um hospital de Salvador , onde está um dos mais modernos centros de terapia celular da America Latina.
Testes já foram feitos em cães e gatos, todos tiveram melhora.
Agora, os cientistas da Fundação Osvaldo Cruz começam a realizar o mesmo tratamento em 20 pessoas com paralisia. As células-tronco mesenquimais são retiradas do osso do quadril do próprio paciente, separada e enriquecida numa solução de hormônios e vitaminas. Na encubadora, em condições especiais de temperatura e umidade, as células-tronco mesenquimais se multiplicam. Elas são mantidas  por até um mês. É este processo que oferece aos cientistas a quantidade de células-tronco que eles necessitam para a pesquisa.
A primeira cirurgia deve ser realizada ainda este mês. Depois de operados ,os pacientes vão fazer fisioterapia durante seis meses e serão acompanhados pela equipe nos próximos dois anos.


Publicado por: Odinéia Costa Freire de Paula 

Um comentário:

  1. que bom... A Bahia ta caminhando pr uma coisa maravilhosa ne... pelo bem da ciência e da Humanidade...

    bjuuuus

    ResponderExcluir